Mostra no Sesc Pinheiros trata da relação do homem com o alimento

Imagem

Na Índia – Crawford Market, em Mumbai, na visão de Raghubir Singh

 

A exposição itinerante internacional “Food – Reflexões sobre a Mãe Terra, Agricultura e Nutrição”, que investiga o ato de comer, fica em cartaz até 04/05/2014 no Sesc Pinheiros, com entrada gratuita. São instalações, pinturas, esculturas, fotografias e vídeos de importantes artistas contemporâneos de várias partes do mundo. A curadoria é da suíça de origem armênia Adelina von Fürstenberg.

Abordagem atual da relação do homem com a comida, “Food” discute questões associadas direta ou indiretamente com o alimento: preservação da natureza, consequências das mudanças climáticas, envenenamento dos produtos agrícolas, desperdício, escassez e discrepâncias na distribuição de alimentos mesmo onde eles não faltam, entre outros assuntos relacionados ao tema.

A mostra reúne obras dos estrangeiros Angelo Plessas (Grécia), Barthélémy Toguo (Camarões / França), Marina Abramovic (Sérvia), Martand Khosla e Raghubir Singh (Índia), Miralda (Espanha), Mircea Cantor (Romênia / França), Nari Ward (EUA), Pipilotti Rist (Suíça), Shimabuku (Japão), Stefano Boccalini (Itália) e Ymane Fakhir (Marrocos / França). Do Brasil, participam Eduardo Srur, Ernesto Neto, Lenora de Barros e Anna Maria Maiolino (ítalo-brasileira).

“Nossa relação naturalmente acolhedora com a comida é muito mais complexa e significante que uma mera conexão com a gastronomia”, diz a curadora. “É pela alimentação que o elo afetivo entre mãe e bebê se desenvolve. (…) Essa raiz primordial e conexão vital – o primeiro chamado para a vasta e complexa cadeia alimentar – é o ponto de partida para todo comportamento futuro em relação à comida. Toda atitude humana para com a fonte essencial da vida assemelha-se a uma extensão de nossa aproximação do alimentar e ser alimentado”, complementa.

“Food” é refeita e readaptada de acordo com o local em que é apresentada. A primeira exposição foi em Genebra, na Suíça (2012-2013). Após a exibição no Brasil, segue para Marselha, na França.

A exposição é um projeto da ONG Art for The World, fundada em 1996. Associada ao Departamento de Informações Públicas da ONU, ela trata de questões de relevância social por meio de manifestações como arte contemporânea e cinema. A ONG vem realizando grandes projetos em países como Itália, França, Reino Unido, Grécia, Marrocos, Armênia e Índia. Desde 2008, junto com artistas visuais e cineastas independentes, produziu 29 curtas-metragens sobre temas ligados aos Direitos Humanos.

Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195. Tel. 3095-9400. Ter. a sex., das 10h30 às 21h30; sáb. e dom., das 10h30 às 18h30. Grátis. http://www.sescsp.org.br

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 11/03/2014 no jornal ‘Metrô News’ ( www.metronews.com.br ).

Foto: Raghubir Singh

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s