Vila Madalena abriga Mostra SP de Fotografia

Olhonocoletivo _ blog _ credito Alexandre R Pereira

Olhonocoletivo – Foto de Alexandre R. Pereira

 

Conhecido reduto boêmio paulistano, a Vila Madalena é também um notório bairro de efervescência cultural. É um dos locais da cidade com maior concentração de galerias de arte e de ateliês de artistas plásticos, além de importante cenário para o grafite (o famoso Beco do Batman; Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque). Outro destaque é o evento anual “Arte da Vila”, no qual artistas abrem os ateliês para visitação pública.

Esse caráter cultural da Vila é reforçado com o projeto de ocupação “Mostra SP de Fotografia”, que chega à 5ª edição. A cada aniversário da cidade (25 de janeiro) são expostos trabalhos de fotógrafos em espaços culturais, galerias, restaurantes, bares, escritórios e lojas. Também são utilizados espaços ao ar livre como muros, postes e a Praça do Fórum de Pinheiros (Praça Rafael Sapienza), que neste ano recebe uma mostra com fotos suspensas em árvores retratando as primeiras gerações de moradores da Vila que ainda vivem no bairro.

O projeto, que vai até 23/02/2014, é realizado pela DOC Galeria e tem curadoria de Alexandre Belém, Diógenes Moura, Fernando Costa Netto, Fernando Sciarra e Mônica Maia. Esta edição tem cerca de 40 exposições simultâneas (individuais e coletivas) com entrada gratuita, as quais reúnem obras de 150 fotógrafos. A programação ainda tem atividades paralelas como ciclo de conversas e saídas fotográficas.

Uma das atrações é a convocatória que recebeu inscrições de cerca de 130 ensaios de novos fotógrafos sobre a cidade de São Paulo e escolheu cinco deles para exibição em diferentes espaços. Os selecionados foram Alexandre R. Pereira, Bruno Mitih, Caio Cestari, Keiny Andrade e Leandro Giannotti.

Como exemplo, o ensaio de Alexandre R. Pereira, feito com câmera de telefone celular, aborda o transporte público da cidade. Chamado “Olhonocoletivo”, fica exposto no restaurante Les Delices de Maya (Rua Mourato Coelho, 1.044. Tel. 3467-3497. Seg. a sex., das 10h às 18h30).

O site http://www.mostraspdefotografia.com.br reúne a programação completa da Mostra SP. Mais informações também podem ser obtidas por meio da DOC Galeria (Rua Aspicuelta, 662. Tel. 3938-0130. Seg. a sex., das 11h às 13h e das 14h às 19h), onde fica em cartaz a exibição “Academia Paulista de Fotografia”, uma reunião de 12 trabalhos exclusivos sobre a capital paulista feitos por renomados fotógrafos.

Participam dessa exposição Claudia Jaguaribe, Cia de Foto, German Lorca, Klaus Mitteldorf, Lalo de Almeida, Lucas Lenci, Mauricio Lima, Nelson Kon, Paulo Vainer, Roberto Wagner, Sheila Oliveira e Tuca Reinés. A partir das 20h de hoje também ocorrem projeções em um telão em frente à DOC Galeria.

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 28/01/2014 no jornal ‘Metrô News’.

Foto: Alexandre R. Pereira

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s