Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe presépios

Presépio Napolitano 2 - credito Divulgação _ blog

Presépio Napolitano – Conjunto de 1.600 peças do séc. 18

 

“Arte na Linha” de hoje aproveita o clima natalino para abordar o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), localizado ao lado da Estação Tiradentes do Metrô. Uma das atrações do espaço é o Museu do Presépio, com destaque para a exposição permanente de um raro Presépio Napolitano, do século 18, formado por cerca de 1.600 peças, um dos maiores conjuntos do gênero do mundo. Além da tradicional cena do nascimento de Jesus, as peças representam profissionais como ferreiro, sapateiro, barbeiro e verdureiro e também pastores e homens do campo, sem esquecer dos móveis, utensílios e outros objetos.

O conjunto, com cenografia que ocupa 110 m², representa uma vila napolitana setecentista. As preciosas peças, feitas tanto por artesãos anônimos quanto por artistas eruditos, demonstram a alta capacidade técnica dos criadores. As cabeças, braços, mãos, pernas e pés das figuras humanas representadas são talhadas em madeira ou modeladas em terracota. Já o corpo é formado por armações de arame, enroladas com fios de estopa, possibilitando assim a variação de movimentos das figuras. Grande parte das peças tem ainda as roupas originais. A dimensão das figuras varia entre 10cm e 50cm.

Esse importante patrimônio artístico foi adquirido na Itália, em 1949, pelo empresário Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccilo). A partir de 1950, o presépio esteve em exposição em diversos espaços de São Paulo, até a instalação em 1999 no museu. Uma mostra virtual sobre o conjunto pode ser vista no site do MAS.

O Museu do Presépio tem 130 conjuntos presepistas (além do Napolitano, sempre há outros deles em exibição no local). Já o precioso acervo do MAS conta com cerca de 4 mil obras de arte religiosa (como esculturas, altares, oratórios, ourivesaria e prataria) e também vestimentas litúrgicas e livros raros, itens datados entre os séculos 16 e 20. O MAS fica no Mosteiro da Luz: a parte mais antiga do complexo foi construída em taipa de pilão por volta de 1774 e é um dos mais importantes exemplares arquitetônicos coloniais paulistas. Até o próximo dia 6, o museu apresenta a exposição “Presépios: Um Olhar, Uma História”, para a qual designers, arquitetos, artistas plásticos, colecionadores e profissionais de diversas outras áreas criaram versões desse símbolo natalino.

Serviço

Museu de Arte Sacra. Av. Tiradentes, 676, Luz, estação Tiradentes do Metrô. Estacionamento gratuito à Rua Jorge Miranda, 43. Tels. 3326-5393 e 3326-3336. Ter. a sex., das 9h às 17h; sáb. e dom., das 10h às 18h. O MAS fica fechado hoje, amanhã e em 31/12 e 01/01. Ingr. R$ 6 (estudantes pagam meia entrada). Grátis para idosos acima de 60 anos, crianças de até 7 anos e professores da rede pública com até quatro acompanhantes. Entrada gratuita aos sábados para o público em geral. www.museuartesacra.org.br

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 24/12/2013 no jornal ‘Metrô News’.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s