FotoBienalMasp exibe 100 trabalhos

obra de Berna Reale _ credito Divulgacao

1ª edição – Obras de 35 artistas, como Berna Reale

 

A FotoBienalMasp, em cartaz até 10/11/2013 no Masp (Museu de Arte de São Paulo), reúne cerca de 100 trabalhos de 35 artistas brasileiros e estrangeiros, tanto jovens quanto consagrados, entre eles grupo Garapa, Caio Reisewitz, Rodrigo Braga, Berna Reale, Odires Mlászho, a sérvia Marina Abramovic e o colombiano Oscar Muñoz. O foco da exposição é nas relações entre a fotografia e outras linguagens artísticas, como pintura, vídeo e instalação.

Concebida por Teixeira Coelho, curador-chefe do Masp, essa 1ª edição da bienal tem curadoria de Ricardo Resende. “A minha intenção foi trazer novos nomes para esta compreensão da fotografia expandida para outras linguagens. A fotografia como ‘mãe’ do cinema e do vídeo. Os artistas depois dos anos 1980 elegeram a fotografia como a linguagem mais difundida e usada para a realização dos seus trabalhos”, diz Resende. “Trabalhei com artistas e fotógrafos dos quais venho acompanhando a produção nestes mais de 20 anos que tenho atuado como curador. Muitas das obras expostas são inéditas”.

“Com o advento das câmeras digitais e da inclusão delas nos telefones celulares, as pessoas passaram a fotografar e filmar praticamente tudo e a fotografia passou a ser uma forma de ‘falar’ mais popular. A comunicação passou a ser não mais verbal ou por escrito, e sim visual. São tempos de Instagram e Mídia Ninja. Para tratar dessa fotografia imediata, testemunhal dos fatos e que todo mundo faz, há na FotoBienalMasp o trabalho do coletivo Canal Motoboy, que fotografa a cidade de São Paulo de cima de suas motos e publica as imagens na internet em tempo real”.

A FotoBienalMasp marca uma nova fase na parceria do Masp com a Pirelli, iniciada em 1990 e responsável pela formação de uma coleção de fotografia brasileira com cerca de 1.100 obras. “Com a bienal, o que mudou é a forma de escolha das aquisições para essa coleção, que agora partem de uma exposição organizada por um curador convidado. As aquisições serão escolhidas pelo Conselho de Arte do Masp e por funcionários e o curador-chefe do museu. A Coleção Pirelli continuará sendo formada, agora com um dado novo: a inclusão da fotografia que saiu do seu suporte tradicional, o papel, e passa a incluir as propostas mais recentes da linguagem fotográfica”, complementa Resende, que é Mestre em História da Arte pela USP e desde 2010 dirige o Centro Cultural São Paulo.

Serviço

Masp. Av. Paulista, 1.578, Cerqueira César, estação Trianon-Masp do Metrô, tel. 3251-5644. Ter., qua., sex., sáb. e dom., 10h/18h; qui. 10h/20h. Ingr.: R$ 15 e R$ 7 (estudantes, professores e aposentados com comprovante). Grátis para crianças com até 10 anos e para maiores de 60 anos. Grátis às terças-feiras para o público em geral. http://www.masp.art.br

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 22/10/2013 no jornal ‘Metrô News’ ( www.metronews.com.br ).

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s