Metrô de São Paulo realiza concurso de arte urbana

Binho Ribeiro _ credito Camile Liguori

Binho Ribeiro grafitando tapume

 

O Metrô paulistano promove a arte urbana com o concurso ‘Arte de Obra’, por meio do qual os ganhadores vão grafitar tapumes (formato 2,20m de altura por 10m de comprimento) da construção de futuras estações da Linha 5 – Lilás. O tema do concurso é ‘Metrô, Mais Mobilidade, Sustentabilidade e Tecnologia’. As inscrições são abertas a pessoas que morem no Brasil. Não são aceitas inscrições com mais de um autor (coletivas). As obras propostas devem ser de autoria própria e o participante pode enviar quantos projetos quiser.

A iniciativa conta também com criações de seis grafiteiros convidados. O primeiro trabalho, de autoria de Binho Ribeiro, já pode ser visto na futura estação Eucaliptos, na esquina da Av. Ibirapuera com a Av. Jandira. A partir de 01/10/2013, Anjo, Chivitz, Minhau, Nick e Eduardo Kobra começam a grafitar tapumes, respectivamente, das obras das estações Hospital São Paulo, Brooklin, Borba Gato, Boa Vista e AACD-Servidor, com conclusão das pinturas prevista para 05/10/2013.

Os interessados em concorrer para realizar grafites nos tapumes podem se inscrever até o dia 25/09/2013 no site http://www.artedeobrametro.com.br, no qual o primeiro passo é realizar o login. Para isso, é necessário ser usuário do Facebook, o que, segundo o Metrô, é uma forma de facilitar o acesso, evitando que o interessado disponha de muito tempo e informações à mão para se cadastrar. “O público alvo do concurso é jovem e usa o Facebook. A pessoa que não tem conta nessa rede social pode fazer o cadastro nela e assim participar do concurso”, informa a assessoria de imprensa do Metrô.

Feito o login no site do concurso, em seguida é necessário realizar o download do croqui e fazer a postagem do desenho (projeto). As obras devem respeitar a Lei Cidade Limpa, não sendo permitido uso de logotipos, marcas e expressões publicitárias. Os vencedores terão acompanhamento profissional para fazer a pintura dos tapumes (não é necessário ter conhecimento da técnica de grafite).

Uma comissão julgadora, formada pelos seis artistas convidados, por profissionais da área de arte urbana, propaganda e comunicação e por representantes do Metrô, avaliará as obras postadas com base em dois critérios: criatividade e adequação ao meio. A comissão, que terá acesso apenas aos desenhos, sem saber quem são os autores deles, selecionará entre 10 e 20 desenhos finalistas (nos dias 26 e 27/09/2013).

As propostas finalistas seguirão para votação popular no site do concurso (do dia 28/09/2013 a 02/10/2013) para eleição dos seis melhores trabalhos. Cada pessoa terá direito a dois votos por dia. O resultado será divulgado em 03/10/2013. O concurso não tem premiação em dinheiro.

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 17/09/2013 no jornal ‘Metrô News’ ( www.metronews.com.br ).

Foto: Camile Liguori

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Metrô de São Paulo realiza concurso de arte urbana

  1. Junior

    Passagens, estadia…essas coisas serão pagas pela prefeitura, ou cada selecionado paga as suas despesas?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s