Festival aborda arte e tecnologia

Obra de Juliana Cerqueira _2_ estação Trianon-Masp _ credito Divulgação_b

Trabalho de Juliana Cerqueira

 

O Centro Cultural Fiesp, em São Paulo (SP), recebe até 01/09/13 a 14ª edição do File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), principal evento de arte e tecnologia do Brasil. A exposição, que é anual, reúne projetos de diversos países, como instalações, animações, games, aplicativos e música eletrônica. A entrada é franca.

Um dos destaques entre as instalações interativas da mostra é ‘Cloud Pink’, do grupo Everyware, formado por Hyunwoo Bang e Yunsil Heo (Coreia do Sul). Na obra, os espectadores são convidados a tocar e modificar “nuvens” projetadas em um grande tecido suspenso (como um teto, como o céu).

Além da exposição, o festival conta com vários outros segmentos, como o File LED Show, que apresenta um trabalho inédito do grupo francês 1024 Architecture, de Pierre Schneider e François Wunshel. É uma projeção enorme na fachada do prédio do centro cultural. Por meio de um microfone (em frente ao local, na calçada da avenida Paulista), as pessoas podem modificar as imagens projetadas usando a voz. Dependendo da nota da voz, mudam as cores, as formas e os padrões geométricos da obra.

Já o segmento File Anima+ reúne diferentes gêneros de animação, desde curtas e longas-metragens experimentais até filmes de grandes estúdios, e também animações interativas. Focado na relação dos jogos eletrônicos com a arte, o File Games traz games de estúdios independentes, produções de grandes desenvolvedores e instalações de vários países.

A estação Trianon-Masp do Metrô, ao lado do centro cultural, também participa da programação do festival, com o File Metrô, que apresenta a instalação interativa ‘Corpo Digitalizado’, da artista fluminense Juliana Cerqueira. O visitante entra em uma cabine por alguns segundos e tem uma parte do corpo digitalizada (por um scanner) e projetada em monitores, em grande escala, em tempo real.

A ideia de Juliana é explorar a participação do público e questões relativas à compreensão contemporânea do corpo humano e à relação dele com a máquina. O File Metrô tem ainda uma exposição de fotos do projeto ‘Corpo Digitalizado’.

|

Serviço

Centro Cultural Fiesp: Av. Paulista, 1.313, estação Trianon-Masp do Metrô, tel. 3146-7405. Grátis. Exposição até 01/09/13, File Anima+ e File Games até 04/08/13 e File Metrô até 11/08/13; seg., 11h às 20h; ter. a sáb., 10h às 20h; dom., 10h às 19h. File LED Show até 11/08/13; diariamente, das 20h às 22h (obra interativa) e das 22h às 6h (somente projeção). http://www.sesisp.org.br/cultura e http://www.file.org.br

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 30/07/2013 no jornal ‘Metrô News’.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s