Metrô de São Paulo tem programação sobre tecnologia na arte

SofiaBoito_blog

MAC de Niterói segundo o olhar de Sofia Boito

 

O Metrô apresenta nas estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Artur Alvim uma série de atrações com o tema ‘Inovação e Tecnologia na Arte’, abrangendo as áreas de fotografia e música. A realização é do Projeto Encontros, responsável desde outubro de 2010 por parte da programação cultural que é oferecida nas estações.

No Paraíso, a exposição ‘A Extensão do Olhar’ traz um painel com a linha do tempo da evolução da fotografia, desde os modelos de câmeras clássicas (como Leica, Kodak e Polaroid) até as imagens realizadas atualmente com o Instagram, aplicativo por meio do qual é possível tirar fotos, usar filtros e compartilhá-las via internet. Há informações sobre o funcionamento de câmeras analógicas e sobre como é revelado um filme (negativo), mostrando assim o que estava por trás das fotografias antes da massificação de câmeras digitais.

Tem ainda a ‘Foto Cabina’, na qual as pessoas podem tirar fotos e vê-las depois nas redes sociais do Projeto Encontros. Complementam a exposição depoimentos exclusivos de importantes profissionais da fotografia brasileira, como Bob Wolfenson e Maureen Bisilliat.

Já para a mostra ‘Interferências’, seis jovens fotógrafos transformaram imagens analógicas por meio de tecnologia digital, propondo novas cores e recortes. São eles: Diogo de Nazaré e Súlia Folli, na estação Paraíso, e Júlia De Luca, Patricia C. Alegre, Paula Rúpolo e Sofia Boito, em Artur Alvim.

Na estação Corinthians-Itaquera, ‘Aperta o Play’ aborda os avanços tecnológicos na reprodução de música: uma linha do tempo ilustra a evolução desde os tempos do gramofone, passando pelas fitas cassetes, LPs e CDs e chegando ao MP3 e aos downloads pela internet. Na exposição, o som rola por meio de uma jukebox.

‘A Extensão do Olhar’, ‘Interferências’ e ‘Aperta o Play’ ficam em cartaz até o 31/03/2013, durante todo o horário de atividade das estações. Já a ‘Foto Cabina’ e a jukebox funcionam até o dia 28/03/2013, de segunda a sexta-feira, respectivamente das 14h às 19h e das 11h às 20h. No site www.projetoencontros.com.br há mais detalhes sobre a programação.

Em duas dessas três estações também há obras de arte do acervo permanente do Metrô. No Paraíso tem trabalhos dos artistas Odiléa Toscano, Renato Brunello e Betty Milan e em Corinthians-Itaquera, de Gontran Guanaes Netto.

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 05/03/2013 no jornal ‘Metrô News’.

Foto: Cinemagia / Divulgação

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s