Sai guia impresso sobre obras das estações do Metrô

 guia-arte-no-metro-blog

Guia ‘Arte no Metrô’ mede só 5,5 x 6,5 cm dobrado

 

Dias atrás, em mais uma andança para ver os trabalhos artísticos do Metrô de São Paulo, tive acesso ao guia impresso ‘Arte no Metrô’, que lista as cerca de 100 obras instaladas em 37 das 64 estações. Simples, útil e prático, o guia é dobrável e bem pequeno: aberto, mede 27,5 x 38cm; dobrado, tem apenas 5,5 x 6,5cm. Cabe no bolso e até mesmo na carteira.

Ele trás, na frente e no verso, fotos dos trabalhos e as respectivas fichas técnicas (artista, título, ano, técnica, tamanho e localização na estação). As obras são apresentadas separadas por linha do Metrô em que ficam. ‘Arte no Metrô’ é também o título do livro de autoria do jornalista, crítico de arte e curador Enock Sacramento, que teve a versão impressa concluída em agosto passado e do qual o guia reproduz imagens e informações.

O guia é distribuído gratuitamente nas estações. Os interessados devem solicitá-lo a um funcionário do Metrô. Na semana passada, das quatro estações em que perguntei, na Liberdade e na Anhangabaú havia exemplares disponíveis, enquanto na República e na Santana não tinha.

Algumas informações incorretas foram impressas no guia. Por exemplo, consta que o artista Xico Chaves tem uma pintura feita em quatro colunas (com quatro faces) na estação República. Esse trabalho, quando foi realizado, em 1991, realmente era assim, mas boa parte dele foi destruída devido a alterações feitas posteriormente na arquitetura da estação. Outra informação errada é o número de obras de autoria de Luiz Hermano também na República: no guia diz que é uma escultura, mas são duas.

O guia trás ainda um mapa com as estações e um pequeno texto em português e inglês: “Entre uma viagem e outra você pode apreciar o acervo de arte contemporânea nas estações do Metrô de São Paulo. Produzidas por renomados artistas plásticos, as esculturas, painéis, pinturas e instalações integram-se à arquitetura das estações e convidam à contemplação. Conheça as estações com obras de arte e crie o seu próprio roteiro cultural”.

Além do guia, o acervo de obras de arte permanentes das estações é divulgado de outras formas. O livro ‘Arte no Metrô’ não é comercializado, mas a reprodução integral dele está disponível desde novembro passado no site do Metrô: é só acessar www.metro.sp.gov.br, clicar em ‘Cultura e Lazer’ e, em seguida, em ‘Livro Digital’. Também na seção ‘Cultura e Lazer’ do site, após clicar em ‘Roteiro das Artes’ basta selecionar o nome das estações para ver fotos e as fichas técnicas das obras. Por fim, nas próprias estações há placas informativas com diferentes conteúdos sobre o acervo.

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 05/02/2013 no jornal ‘Metrô News’.

Foto: Lucas Malkut

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s