Romero Britto exibe ‘Bola de Praia’ no Tietê

 RomeroBritto-blog

Obra presenteada ao terminal rodoviário paulistano em 2009

 

Romero Britto (Recife / PE; 1963) é o autor da obra “Beach Ball” (Bola de Praia), presenteada por ele ao Terminal Rodoviário Tietê em comemoração ao aniversário de 455 anos da cidade de São Paulo, em 2009. A escultura exposta no terminal é feita de alumínio com pintura eletrostática e automotiva, tem formato circular e mede 1,53 x 1,53 x 0,30 m.

Britto é ignorado por grande parte da crítica de arte brasileira, que torce o nariz para ele. A alegação é de que a produção dele é muito comercial. Dizem não ser arte, e sim entretenimento. Por outro lado, ele tornou-se uma figura pública e agrada a muita gente, como diversas celebridades que têm obras dele, como Arnold Schwarzenegger, Madonna, Bill Clinton, Michael Jordan e Xuxa.

A produção de Britto, que vive em Miami (EUA) desde 1988, é inspirada no cubismo e na pop art. Ele explora formas geométricas e cores intensas, como se pode ver na escultura do terminal Tietê. Além de pinturas, esculturas e gravuras, ele também se dedica à arte aplicada, modalidade em que a arte é reproduzida em objetos do cotidiano. As cores e formas do artista estampam, por exemplo, de roupas e acessórios a quebra-cabeças e capas de caderno.

No site do artista ( www.britto.com ) consta que ele já realizou mais de 40 obras públicas, a maior parte nos Estados Unidos, principalmente em Miami. No exterior, ainda tem trabalhos desse gênero em países da Europa (como França e Suíça) e em Israel.

No Brasil, tem trabalhos em vários aeroportos, como os de Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). Também tem obras em aeroportos dos Estados Unidos, como o JFK, em Nova York.

O artista mantém lojas-galerias em Miami e em São Paulo, nas quais comercializa de lembrancinhas a obras que chegam a custar milhares de dólares.

Neste mês, Britto virou assunto na Internet, principalmente em redes sociais como o Facebook. Virou motivo de piada por conta de um artigo, sem assinatura, divulgado no site dele. Nesse artigo, Britto é chamado de “o novo Picasso”. O texto coloca o artista pernambucano no mesmo patamar do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), considerado um dos gênios da arte do século 20.

Em novembro passado, Britto esteve em Goiânia e foi convidado pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, para realizar uma exposição entre junho e julho no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Isso também criou polêmica, já que a informação não foi bem recebida pela classe artística local.

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 29/01/2013 no jornal ‘Metrô News’.

Foto: Everaldo Fioravante

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Romero Britto exibe ‘Bola de Praia’ no Tietê

  1. Gosto muito das OBRAS de romero Britto !! amo demais as pinturas do Britto… Amadoro o ROMERO BRITTO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s