Obra do artista JP vai decorar vagão de trem do Metrô

tapintandoumnovometro-blog

Trabalho foi selecionado entre 2.725 inscritos

 

‘Arte na Linha’ destaca hoje o concurso ‘Tá pintando um novo Metrô’, no qual foi selecionada a obra ‘Multi Color SP’, do artista paulistano JP, para estampar o primeiro vagão de trem a ser utilizado na extensão da Linha 2–Verde do Metrô paulistano, chamada de Expresso Tiradentes (monotrilho; Vila Prudente – Cidade Tiradentes). O primeiro trecho da extensão ligará a Estação Vila Prudente à região do bairro do Oratório e tem previsão de inauguração em 2013. A produção dos trens do monotrilho está iniciando.

A obra de JP foi escolhida entre as 2.725 inscritas no concurso. Cada artista podia enviar até cinco propostas diferentes para concorrer. A primeira seleção de trabalhos foi feita por uma comissão julgadora, que escolheu 20 finalistas tendo acesso apenas às artes – sem saber quais artistas as criaram.

Mariana Montoro (coordenadora de Marketing da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo), Aloisio Castro (chefe do Departamento de Marketing Corporativo do Metrô), Chris Fifield (Diretor de Projetos da Bombardier, empresa canadense que vai fabricar os trens do monotrilho), além de Tiago Hoisel e Lucas Leibholz, respectivamente designer e ilustrador de carreiras premiadas, integraram a comissão.

Após essa primeira seleção, as 20 artes finalistas foram disponibilizadas para votação popular na internet. As pessoas que se cadastrassem podiam dar até dois votos por dia. A votação somou 70.959 votos, sendo 31.672 para a obra vencedora de JP, ‘Multi Color SP’, que será então utilizada para ‘envelopamento’ do primeiro vagão de trem do monotrilho. A obra, abstrata, é uma composição de formas geométricas e arredondadas de diversas cores. O concurso não tem prêmio em dinheiro.

João Paulo Possos Ferreira, conhecido como JP, tem 21 anos. O trabalho dele é inspirado nas culturas indígenas, africanas e hindus. Faz pinturas espontâneas, criadas sem a realização de esboços. Ele tem os olhos voltados para a pop art e explora o universo do graffiti. Entre maio e junho passados, uma obra de JP estampou um dos cem orelhões da cidade que foram decorados por artistas para a exposição ‘Call Parade’.

Para conhecer mais sobre o trabalho de JP, acesse na internet o endereço http://www.flickr.com/photos/jpart. Mais informações sobre o concurso ‘Tá pintando um novo Metrô’, como os artistas participantes e as obras inscritas, as finalistas e a vencedora, estão disponíveis no site http://www.tapintandoumnovometro.com.br

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 09/10/2012 no jornal ‘Metrô News’.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s