Metrô recebe propostas de obras de arte

As estações do Metrô paulistano reúnem atualmente cerca de 90 trabalhos artísticos, entre esculturas, pinturas e murais. Esse acervo permanente deve ser ampliado, já que o Metrô recebe, até o dia 30 de setembro de 2012, propostas para a realização de novas obras de arte, tanto para as estações em construção, quanto para as já existentes. As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por integrantes de instituições públicas e privadas ligadas à arte e à cultura e por representantes do Metrô. Depois da aprovação, os projetos serão reavaliados pelo Metrô, analisando aspectos técnicos e operacionais de realização das obras, como segurança, circulação dos usuários, manutenção e durabilidade.

Todos os custos necessários para a confecção, instalação e finalização das obras devem ser cobertos pela iniciativa privada. O Metrô fornecerá carta de interesse no recebimento dos trabalhos para que os próprios artistas busquem leis de incentivos fiscais e/ou patrocínio para realizá-los.

Os projetos devem ser encaminhados em CD, até 30 de setembro de 2012, por meio de carta registrada, para o endereço Rua Boa Vista, 175, 4º and., CEP 01014-001, São Paulo (SP), CMC/CCT, aos cuidados de Sandra Theodozio. Também é necessário enviar carta de manifestação de interesse, justificativa da proposta, currículo resumido e dados do artista para contato.

O Metrô de São Paulo transportou em 2011 uma média de 3,7 milhões de usuários nos dias úteis. Ter uma obra exposta em uma das estações, portanto, é uma ótima maneira para os artistas mostrarem o seu trabalho para um grande público. Outro ponto positivo é ter uma obra em um acervo com trabalhos assinados por nomes importantes da arte contemporânea brasileira, entre eles Emanoel Araujo (estação Palmeiras–Barra Funda), Aldemir Martins (Tatuapé), Marcello Nitsche (Sé), Geraldo de Barros (Clínicas) e Alex Flemming (Sumaré).

O regulamento com as informações para o envio de propostas está disponível no site do Metrô, http://www.metro.sp.gov.br, no qual basta clicar em ‘Cultura e lazer’ e, depois, em ‘Como enviar projetos’. Os espaços para a realização de trabalhos devem ser identificados pelos próprios artistas no caso das estações existentes; já daquelas em fase de projeto, no site há os croquis de espaços para a instalação de obras.

É permitida a apresentação de apenas uma obra por artista e ela deve ser inédita. Serão aceitas mais de uma proposta para o mesmo espaço, desde que sejam de autores diferentes. A seleção deve ocorrer no prazo de até um ano a partir da data limite para a entrega de propostas. Dúvidas devem ser encaminhadas para o email smtheodozio@metrosp.com.br.

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 25/09/2012 no jornal ‘Metrô News’.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s