Pintando um novo Metrô

imagem1-blog

Concurso seleciona arte para estampar vagão

 

O foco de ‘Arte na Linha’ é falar sobre as obras de arte permanentes das estações do Metrô paulistano. Hoje, no entanto, o tema é um pouco diferente, mas sem sair da proposta original de destacar as opções de arte disponíveis aos usuários da rede do Metrô. O assunto de hoje é o concurso ‘Tá pintando um novo Metrô’, que vai selecionar um trabalho de arte para estampar o primeiro vagão usado na extensão da Linha 2–Verde, chamada de Expresso Tiradentes (monotrilho; Vila Prudente–Cidade Tiradentes). O primeiro trecho da extensão, que ligará a estação Vila Prudente à região do bairro do Oratório, tem previsão de inauguração em 2013. A produção dos trens do monotrilho está iniciando.

O concurso ‘Tá pintando um novo Metrô’ começa com a fase de inscrições: até o dia 3 de setembro de 2012, os artistas poderão enviar até cinco propostas diferentes para concorrer. A participação é aberta a qualquer pessoa maior de idade residente e domiciliada no território nacional. Não serão aceitas inscrições com mais de um autor (coletivas) ou de empresas (pessoas jurídicas). As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.tapintandoumnovometro.com.br, no qual há o regulamento do concurso e é possível ver as obras já inscritas.

Para se inscrever, basta preencher todos os campos da inscrição, criar uma obra para ‘envelopamento’ de vagão do Metrô e fazer a postagem (upload) da mesma. Para enviar a arte, é só clicar em ‘Quero enviar uma arte’, fazer o cadastro, baixar o croqui e depois enviar a arte em formato jpg ou png. As obras devem respeitar a Lei Cidade Limpa, não sendo permitido o uso de logotipos, marcas e expressões publicitárias.

Uma comissão julgadora – formada por profissionais da área de design, propaganda e comunicação e por representantes da Secom (Secretária de Comunicação) do Estado de São Paulo, do Metrô e da Bombardier (empresa canadense que vai fabricar os trens) – vai avaliar as obras postadas.

A comissão (que terá acesso apenas às artes, sem conhecer os artistas que as criaram) vai escolher até 20 obras como finalistas. Esta primeira seleção deve ocorrer entre os dias 4 e 10 de setembro. As artes finalistas serão disponibilizadas no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br) para votação popular entre 11 e 27 de setembro de 2012.

Para votar nas obras, é necessário se cadastrar no site http://www.tapintandoumnovometro.com.br . Será possível dar dois votos por dia. O trabalho de arte que obtiver mais votos até 27 de setembro de 2012 será o vencedor do concurso. Não há prêmio em dinheiro. Será a hora de pegar aquele artista que existe em você, colocá-lo para trabalhar e tentar vencer o concurso? Se for esse o caso, boa sorte!

|

Texto de Everaldo Fioravante publicado em 21/08/2012 no jornal ‘Metrô News’.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário